VOCÊ NUNCA DEVE TOCAR A VIDA MARINHA - Blog 7 Mares Mergulho - Escola de Mergulho

« página inicial do blog

Blog 7 Mares


VOCÊ NUNCA DEVE TOCAR A VIDA MARINHA

 Postado em: 19 de setembro de 2018
 Categoria: MergulhoViagensEventos .
 Tag: 201520162017 2018 7 mares 7 mares mergulho 7mares 7maresmergulho abrolhos academia agulhao alina p ama AMA associacao mediaca de americana americana angra dos reis aqualung Arraial do Cabo aurora aventuras aymore baleias barco beleza bem estar bio bio ritmo bodiao bonito Cabo frio Campinas cancun caribe clip cofre Colete colonial diver computador concar coral cozumel curso avancado curso avancado dive 2 curso de mergulho discovery dive dive in Duarte egito escola escola de mergulho Facebook hathor ilhabela ilhabella instagram jubarte Jundiai lancha Limeira live on board mar mar vermelho Mares maryara menalia mergulho natureza naufragio navio cargueiro NOAA Nova Odessa OAB onodera pamelar peixe frade peixes porto de galinhas praia praias príncipe das asturias pujante r2 read sea rebocador tritão Reguladores resort Rio Claro Rio de Janeiro Roupa de neoprene sao paulo saude Scubapro Scupabro sea SEASUB Serrambi Sorocaba sports Sumare suplementos SUUNTO Techisub therezina tubarao Ubatuba unadive Velasques via

Tocar ou não tocar (vida marinha)

AQUI ESTÁ PORQUE 
VOCÊ NUNCA DEVE TOCAR A VIDA MARINHA

          Tanto os animais quanto as plantas submersas possuem muitos mecanismos de defesa, pois de outro modo eles seriam o jantar de outra pessoa. É por isso que você não deve tocar a vida marinha!

Então, o que aconteceria se você acaricia tartarugas, arraias e outras formas de vida marinha? Ser mordido, queimado ou picado são alguns dos perigos. Francamente, eu não os culpo. Se um estranho me pegasse e começasse a me acariciar, eu o morderia sem hesitação.

Você também irá expor esses lindos animais a doenças e infecções. Você vê, muita vida marinha tem diferentes tipos de limo em sua pele, protegendo-os de várias infecções. Uma vez que um humano coloca a mão sobre eles, esse filme protetor fica comprometido.

Cada animal também possui mecanismos de defesa, para protegê-los em caso de ataques. Esses mecanismos de defesa são muitas vezes perigosos para os humanos, se não mortais. “A curiosidade matou o gato”, um bom exemplo disso seria o peixe cirurgião, que como o próprio nome sugere, tem espinhos no topo das costas, que são tão afiados quanto uma ferramenta cirúrgica, e podem causar ferimentos graves a mergulhadores. Muitas espécies têm veneno em várias partes de seus corpos, como o Peixe de Pedra e o Peixe-Escorpião, e Enguias, Moreias, podem morder se assediados. Se durante o mergulho você optar por enfiar a mão dentro de um buraco escuro, não se surpreenda se sair faltando um par de dedos!

Baiacu são nadadores lentos e servem como uma “presa” fácil para os humanos brincarem. Tenho certeza que você ouviu falar de mergulhadores cutucando um baiacu para ver como ele infla. Bem, para o peixe em si não é definitivamente engraçado. Toda vez que um baiacu se infla, todos os seus órgãos internos são empurrados para o lado e achatados, causando um grande estresse, que leva horas para se acalmar. Além disso, expõe-se a ataques por várias horas, uma vez que não pode usar esse mecanismo com frequência.

Outro "brinquedo" humano comum é a Estrela do Mar, esta bela criatura com cores fortes e vibrantes não pode realmente fugir de você, então é muito tentador brincar com ela. A maioria das pessoas não sabe, mas as estrelas do mar são muito frágeis e tocá-los pode arruinar sua estrutura. Além disso, tirá-los da água pode ser devastador para elas, pois algumas espécies não conseguem sobreviver a mais do que algumas horas fora da água e outras podem sobreviver apenas 10 segundos! Eu duvido que pessoas que estão fazendo um Selfie com elas sejam Biólogos Marinhos que podem determinar as espécies exatas e por quanto tempo elas podem sobreviver acima da água.

Em algum momento, todas as estrelas do mar morreriam, então levá-las para casa nunca é uma boa ideia. Não é uma lembrança! É uma criatura viva!

Os corais também são seres vivos, respirando, comendo e se reproduzindo. Mesmo um leve toque pode prejudicar a pele exterior, matando essa parte do coral. Os seres humanos têm bactérias e óleos nas mãos que ferem a colônia de coral. As doenças da banda negra e da faixa marrom se espalham facilmente entre as colônias de corais e os humanos ajudam a disseminá-las. Os corais respiram, comem e se reproduzem através de pequenos orifícios em seus pólipos e estes são facilmente entupidos pela areia e pelo toque humano. Uma vez que eles estão entupidos, os corais morrem em uma taxa muito maior do que a taxa de crescimento, que é de 0,3-2cm por ano para os corais em massa, e até 10cm por ano para os corais ramificados. Você sabia que é preciso um recife de coral de 10.000 anos para se desenvolver? Imaginem quanto tempo levaria para recuperar aquele pequeno ramo que você comprou em uma loja de souvenires!

OUTRAS RAZÕES PELAS QUAIS
VOCÊ NÃO DEVE TOCAR EM ANIMAIS DEBAIXO D'ÁGUA

 Coisas como corais e peixes têm uma camada de muco cobrindo-as, o que é antibacteriano. Ele evita ou mata parasitas, ajuda a combater infecções e os mantém saudáveis, então quando alguém aparece e acaricia o Napoleão, ou abraça a Garoupa, ele remove grande parte do revestimento protetor. Isso causa problemas a longo prazo.  Os animais começaram a ficar doentes com feridas abertas e piolhos ao redor dos olhos e da boca.

Acariciar repetitivo também é comumente associado à alimentação. Muitas vezes, pequenos restos de comida são oferecidos para que o animal fique próximo o suficiente para acariciar, e isso prejudica os comportamentos naturais de alimentação.

Isso pode ter outros efeitos desastrosos, onde os animais se acostumam tanto a ser alimentados que esperam, e ferimentos em mergulhadores podem ocorrer quando o animal morde. Alimentar salsichas para um Napoleão pode parecer inocente, mas para os dedos se parecem com alimentos, e erros são cometidos.

Você pode estar lendo isso e pensar:

“Tudo isso não importa para mim porque eu uso luvas. Afinal, é por isso que usamos luvas, não é para remover o risco de nos machucarmos? ”

Bem, tudo o que posso dizer é que, com essa atitude, é mais provável que você toque a vida marinha e cause danos ao recife e seus habitantes!

·         Muitas vezes tenho visto mergulhadores qualificados compensando a falta de controle da flutuação usando as mãos enluvadas para empurrar as coisas, agarrar as coisas para se arrastarem ou apenas manejar as criaturas do recife. 
Este não é o caminho certo para fazer as coisas. Essa é a filosofia errada. 
Deve ser desencorajado em todos os lugares possíveis, pois gera a mentalidade de mergulho errado.
Mergulho em naufrágio, talvez, mergulho comercial certamente.

AGORA ÚLTIMO PONTO. 
POR QUE VOCÊ NÃO DEVE TOCAR EM ANIMAIS MARINHOS

           Imagine se você fosse um habitante de um recife e algum alienígena aparecesse e tentasse agarrá-lo, arrancá-lo de sua casa ou território seguro no recife e, em seguida, o ficasse para trás ou, pior ainda, simplesmente o deixasse de fora? Onde você acaba?

Você foi fatalmente ferido nesse processo? Você será capaz de encontrar o caminho de volta ao seu abrigo antes de ser comido? Você já teve sua casa destruída? Você tem estado tão estressado por eles tateando e agarrando você e fugir da sua segurança?

Assim, talvez a regra de ouro do mergulho seja “Nunca prenda a respiração”, se você considerar e se importar com os animais que está ali para ver, também pode ser 
“Faça aos outros o que gostaria que fizessem a você”.

 

 


 




Parceiros 7 Mares Mergulho
» Todos
  • 7 Mares Mergulho
  • Abissal Mergulho
  • Acquasub
  • Aguas Claras Fernando de Noronha
  • AMA Associacao Medica de Americana